Notícias

Obras Sociais da IMM-BMM reforçam compromisso com a proteção de crianças e adolescentes

Campanha “Faça Bonito” e ações pelo 18 de Maio mobilizam as Unidades Socioeducativas nos diversos estados brasileiros que compõem a Inspetoria.

As Obras Sociais da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM assumem diariamente a missão de promover e defender os direitos das crianças e adolescentes. Em especial no mês de maio, elas se unem à campanha nacional “Faça Bonito”, que em 2025 completa 25 anos, fortalecendo a conscientização sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil.

Para o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, as Unidades Socioeducativas promovem ações como rodas de conversa, formações com famílias, caminhadas e manifestações públicas com os/as atendidos/as, levando para as ruas a mensagem de que proteger é um compromisso coletivo.

Um destaque essencial dessas ações é o envolvimento direto das crianças, adolescentes e jovens atendidos/as pelas Obras Sociais. Eles/as participam ativamente de todas as atividades, levando sua voz, criatividade e presença às iniciativas, tornando-se protagonistas na conscientização da sociedade. As Obras Sociais Centro de Acolhida Chiara Palazzoli (Nova Contagem-MG), Avó Maria (Linhares-ES) e Crescendo Juntos (Belford Roxo-RJ) realizaram passeatas pelas regiões onde estão localizadas, levando faixas e cartazes que diziam: “Não se cale! Seja a voz de quem não pode se defender sozinho!” e “Esquecer é permitir. Lembrar é combater. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”. Em Linhares-ES, a Obra Social parceira Avó Maria participou da Passeata Municipal do dia 18 de maio, também com cartazes que diziam “Escutem as crianças!”.No Oratório Diário Madre Madalena Morano (Barbacena-MG), os/as atendidos/as fizeram fotos com a moldura da Campanha, reforçando seu significado com o texto “Meu corpo é precioso! Proteja nossas Crianças e Adolescentes!”. A participação dos/as atendidos/as reforça a importância de escutá-los, valorizá-los e incluí-los como agentes fundamentais na construção de ambientes mais seguros e respeitosos.

Neste ano, as ações também celebram os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), marco legal fundamental para garantir a proteção integral da infância e juventude. Além disso, destaca-se também a visibilidade da importância da implementação da Lei 13.431/2017, que orienta o atendimento humanizado de crianças e adolescentes vítimas de violência. A mobilização das Obras evidencia a urgência de fortalecer redes de proteção e promover espaços seguros de escuta e acolhimento.

Inspiradas pelo Sistema Preventivo de Dom Bosco, nossa atuação se baseia no cuidado, na presença, no diálogo e na construção de vínculos. Acreditamos que educar é prevenir, e que a escuta ativa fortalece também a autonomia e a autoproteção. Proteger crianças e adolescentes é missão permanente, que se realiza no cotidiano das práticas educativas, pastorais e sociais.

As ações seguem acontecendo nos próximos dias em outras Obras Sociais da Inspetoria, reafirmando a participação ativa e o apelo constante pela causa. Reforçamos nosso compromisso e convidamos toda a sociedade a se envolver, falar sobre o tema, denunciar, formar e sensibilizar. Tudo isso é fundamental para garantir uma infância protegida, digna e respeitada.

Faça Bonito!

Para denúncias, disque 100!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -  

Por Equipe de Comunicação da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM.

Obras Sociais da Inspetoria Madre Mazzarello-BMM reforçam compromisso com a proteção de crianças e adolescentes (35 Fotos)