Notícias

Oficinas no mês de agosto no Oratório

Diversidade Cultural - Fortalecendo valores como disciplina e cooperação - ECA garantindo o direito de crianças e adolescentes - Declaração Universal dos Direitos Humanos – Autoconhecimento.

Na Oficina Enter@ção na era digital, no dia 15 de agosto, refletimos com as crianças e adolescentes, o tema Diversidade Cultural, pois quanto mais cedo o contato com a diversidade cultural, mais se desenvolve a capacidade de solidariedade, empatia, conhecimento e respeito a tudo aquilo que diverge das suas próprias práticas. Reconhecer características pessoais (físicas e culturais), com valorização das semelhanças e diferenças, promovendo atitudes de respeito às individualidades. Foi feito um trabalho através da Canção de Gilberto Gil e Preta Gil: “Ser diferente é legal”, uma canção que nos mostra e incentiva as práticas de respeito, depois puderam repassar todo aprendizado para a plataforma Paint. Uma lindeza de atividade, cada um do seu jeitinho, porque ser diferente é muito legal!! @inspetoriamadremazzarellobmm

Na primeira quinzena de agosto, abordamos junto aos educandos na Oficina Tecendo relações com a rede, o tema diversidade, pois este tema é um pilar essencial para a construção de sociedades justas e inclusivas. Ela promove a compreensão entre diferentes grupos étnicos, culturais, religiosos e sociais, reduzindo preconceitos e estereótipos. Além disso, a diversidade cultural nos ajuda a reconhecer e a respeitar as diferentes “formas de ser”, que não são necessariamente nossas. Isso para que, à medida que interagimos uns com os outros, possamos construir pontes para confiar, respeitar e compreender entre as culturas. Também pudemos entender a diferença entre Diversidade Cultural e Desigualdade Social através do vídeo sobre o tema na plataforma YouTube, fizemos uma roda de conversa e depois os educandos descreveram no Word, Paint e realizaram pesquisas sobre o assunto para melhor fixação de aprendizado. Essa galerinha deu um show na atividade ! @inspetoriamadremazzarellobmm

O ECA garante o direito de crianças e adolescentes ao esporte, essencial para o desenvolvimento saudável. Na Oficina Criando laços por meio do esporte, refletimos sobre e ampliamos nossos conhecimentos. Deixamos um recado também para as famílias, vocês têm um papel fundamental em incentivar e apoiar essa prática, promovendo desenvolvimento e inclusão social. Juntos, podemos construir um futuro mais promissor! A parceria entre esporte e família é fundamental para garantir os direitos das crianças e adolescentes ao esporte, lazer e brincadeiras, conforme o ECA. Ao participar ativamente, as famílias não só incentivam a saúde física e emocional, mas também fortalecem valores como disciplina e cooperação. Essa integração cria um ambiente de apoio que promove o desenvolvimento pleno dos jovens, além de fortalecer os laços familiares.

Na penúltima semana de agosto de 2024, na oficina "Enter@ção na era digital" abordamos sobre a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos e como ela está intimamente ligada ao respeito aos direitos e liberdades individuais da população mundial. Esse documento é um grande marco na defesa dos Direitos Humanos em nível global por meio de apontamentos importantes sobre questões como segurança e liberdade. Ao assegurar que todos os seres humanos nascem com igualdade de dignidade e direitos, a Declaração estabelece o padrão ouro para a liberdade, a justiça e a paz no mundo. Neste sentido, realizamos com os educandos uma chuva de ideias no Word e Paint , após pesquisa sobre o tema, destacando pontos importantes e garantindo que eles tenham protagonismo, buscando sempre uma sociedade mais justa.

E no dia 30 de agosto, na oficina Projeto de vida, realizamos com os educandos uma atividade com o espelho, sobre o Autoconhecimento, abordando suas características, percepções de si mesmos, pois o autoconhecimento traz só benefícios para qualquer área da sua vida pessoal. Entender como você mesmo funciona, seja seu corpo físico, seus pensamentos, emoções ou sentimentos, te dá a clareza para entender seus limites e ampliar suas capacidades. Abordamos a importância de respeitar as diferenças do próximo e as diversidades, tornando os educandos cada vez mais protagonistas de si mesmo.

Nos meses de Junho a Agosto a Oficina a Melodia da Alma trabalhou o tema ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), onde os educandos compreenderam sua importância na sociedade e na formação humana, com o intuito de assegurar não só o respeito ao próximo como também o ensino e a valorização dos próprios direitos e deveres enquanto cidadão. Aprendemos também sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Cidadania, assuntos importantes para que pudéssemos continuar avançando no tema trabalhado. Foram momentos importantes e significativos para a formação de nossas crianças e adolescentes, e tudo foi feito de forma prazerosa e interativa, através da música. Desenvolvemos um repertório de canções que visam assuntos abordados nestes documentos e sobre conscientização, contribuindo para a vida em sociedade. Acompanhe os registros dessa linda caminhada! “A música tem a capacidade de expressar os sentimentos mais profundos que não podem ser expressos por palavras”.

E falando de música, nossa parceria com Projeto Alegro tem proporcionado momentos especiais para nossas crianças e adolescentes. Recebemos na tarde do dia 23 de agosto a visita de dois jovens acompanhando o educador violinista Marcos. Esse momento cultural foi lindo, nossos educandos relataram estar emocionados com as apresentações dos três!! Foi lindo! Mágico !!!

Oficinas: Enter@ção na era digital e Tecendo relações com a rede – Tema: Diversidade Cultural. (16 Fotos)

Oficina: "Criando Laços por meio do Esporte – Fortalecendo valores como disciplina e cooperação. (11 Fotos)

Oficina "Enter@ção na era digital - Declaração Universal dos Direitos Humanos e Oficina Projeto de vida - Autoconhecimento. (12 Fotos)

Oficina A Melodia da Alma trabalhou o tema ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e parceria com Projeto Alegro. (14 Fotos)