Sobre:
INSTITUTO MADRE MARTA CERUTTI
O Instituto Santa Marta foi fundado 30 de setembro de 1961, que hoje faz parte da Inspetoria Nossa Senhora da Paz, com sede em Cuiabá, Mato Grosso.
É dirigido pelas Irmãs Salesianas de Dom Bosco, que chegaram a Barra do Garças em 1956, para trabalharem na Escola Estadual Cristino Cortes, dirigindo essa Escola até 1970.
O Instituto Madre Marta Cerutti criou a Escola Normal em 1967 com a finalidade de formar professoras para a região no Curso de Magistério. Em 1969 foi iniciado o Curso Primário, completado mais tarde com o Ensino Fundamental, 1ª `8ª séries, e a Educação Infantil. A partir de 2002 passou a funcionar o Ensino Médio, atendendo adolescentes e jovens de classe média baixa e pobres, procurando educar dentro dos ideais educativos de D. Bosco e Madre Mazzarello. Dentro de suas possibilidades atende gratuitamente alunos sem condições de pagar o curso, mas que aproveitam bem a oportunidade que lhes é oferecida, formando-se como “honestos cidadãos e bons cristãos.”
Meio século de tradição e modernidade, pautado no Sistema Preventivo de Dom Bosco cujo centro é o amor, a confiança, o diálogo e a alegria, pois acreditamos no potencial de nossos interlocutores como protagonistas de sua própria história.
Educar, no Madre Marta, é unir autoridade, liberdade, disciplina e seriedade, de forma serena e envolvente, para culminar com o espírito de família como ensina Dom Bosco e Me. Mazzarello.
Oferecemos à sociedade barra-garcense – MT, da Educação Infantil ao Ensino Médio, uma educação humanizadora, sem nos desfocarmos do esporte, lazer, arte e cultura com: jovens evangelizando jovens para protagonizar e valorizar a vida em suas diversas interfaces do moderno.
Objetivo geral:
Construir e vivenciar, na comunidade educativa, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, proporcionando aos interlocutores oportunidades de uma formação integral, humana e cristã, com base no Sistema Preventivo de Dom Bosco, dentro de um processo social, criativo, científico e transformador, respeitando os valores éticos e universais.
Metas:
1. Aprofundar a relação entre sociedade, igreja, família e comunidade educativa;
2. Sensibilizar os educandos sobre a importância do uso da tecnologia voltada para a qualidade de vida;
3. Propor ações dentro e fora da escola que promovam aos jovens o encontro pessoal com Jesus Cristo, suscitando o exemplo de vida de D. Bosco, para a contribuição do seu projeto de vida;
4. Oportunizar aos educandos a formação científica no processo ensino aprendizagem, por meio de novas metodologias;
Estratégias:
1. Realização de atividades educativas diferenciadas como: acolhidas, seminários, atividades interculturais, gincanas, projetos, atividades esportivas, momentos de formação, eventos culturais, palestras, voluntariado, acompanhamento individual e simulados;
2. Diálogo e interação entre escola, família, igreja e sociedade por meio das atividades oferecidas dentro do contexto educacional;